quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Uréia

A Uréia é um resíduo produzido pelo fígado na quebra das moleculas de proteína...se você está fazendo hemodiálise provavelmente a sua uréia deve estar alta...ela oferece alguns perigos, a tal da Uremia até onde eu entendo...que causa um monte de coisas ruins como náusea, fraqueza, fadiga, falta de sono...mas o que mais me assusta e parece ser o efeito mais popular entre o pessoal que viu gente com uréia bem alta mesmo, é a demência(quando não o coma e morte)...para todo efeito é uma toxina que deveria ser eliminada pela urina, mas como muitos pacientes em hemodiálise já não urinam mais ou mesmo os que urinam o rim já não é capaz de eliminar a uréia na urina com eficiência, toda essa toxina se acumula no sangue e nos tecidos, então principalmente quando você está começando na hemodiálise toda aquela uréia retida no organismo vai ser retirada apenas do seu sangue...depois da sessão de hemodiálise é provável que o seu corpo regule por osmose a quantidade de uréia retida nas células para o sangue....e vc pode ficar bem mal...por isso o começo pode ser bem mais difícil e sofrido para a maioria.

Então no exame mensal da clínica de hemodiálise você tira sangue antes e depois da sessão...assim pode ver uma medida de uréia pré e pós diálise...assim se procura uma medida de fluxo sanguíneo e tempo de máquina para tirar o necessário de uréia do sangue.
Mas se você quer saber alguns números de média para insuficientes renais é bom você sair da sessão com pelo menos 60 ou menos de uréia no sangue....se você chega com 100 ta tudo normal...200 é meio alto...mas com 500 você já deve estar em coma.

O mais importante mesmo é você entender o perigo que a uréia pode te fazer e não faltar nenhuma sessão de hemodiálise mesmo independente de você ter ganho peso ou não. Pois é lá que toda sua Uréia vai ser filtrada.

Um comentário:

  1. Eu faço dialise peritonial e minha ureia pré tem estado em 70mg/dl, existe algo que eu possa fazer para diminuir este numero ?

    ResponderExcluir