sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

A Heparina

A heparina é um anticoagulante que se aplica com uma seringa logo no início da hemodiálise na linha de sangue e vai sendo consumida até mais ou menos uma hora antes do fim da sessão...assim você evita o coágulo do sistema de sangue que está na máquina, o que deixa você sem o retorno de sangue...e também o coágulo na fístula, que pode fazer perder a mesma.

5 comentários:

  1. Meu tio está muito mal, foi fazer Hemodiálise no ultimo sabado e passou mal, a pressão subiu, e ele foi internado na UTI, e desde então não voltou mais, está em coma induzido, fizeram Hemodiálise denovo (segunda) mas não deu resultado, o médico disse q tem risco de ter acontecido morte cerebral, a pressão não baixa, a pupila dilatou...
    Enfim, só resta a Deus fazer algo! =/
    Espero que quem tenha essa problema não passe por isso e consiga melhorar, sou leigo no assunto mas não desejo isso que está acontecendo com ele pra ninguém!
    Deus ilumine todos vocês! Força e fé!

    ResponderExcluir
  2. Meu pai sofre de insuficiencia renal mas ainda nunca fez hemodialise mas foi internado com a creatinina muito alta e aplicaram eparina nele nao entendi porque poderia me esclarecer obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a heparina também é utilizada como profilaxia para TEV/TVP.

      Excluir
  3. Oi Giovanna... vou ser sincero... não consigo pensar em um motivo assim de primeira, para ele sem necessidade de hemodiálise tomar uma dose de eparina... imagino que possa ter relação à algum problema cardíaco... o que podem ter feito...é dado uma dose de eritropoitina, será que você não se confundiu?... de toda forma... mesmo que eu ja tenha deixado passar um tempo da sua pergunta..vou falar com meu médico..e tentar descobrir o porque disso... mas no geral... deram um anticoagulante...vou investigar e postar aqui. Se você já tiver a resposta, vai ajudar muito =)
    "naotenho" lamento muito pelo seu tio... a hemodiálise me ensinou uma coisa, não se pode dizer nem comparar o problema de uma pessoa com outra, no meu tempo de hemodiálise vi muita gente..com muita coisa...mas você só sabe de si..e aprende a respeitar o sofrimento do outro...parece simples, e que soa como o clássico "cada caso é um caso" mas é como eu disse, aos olhos dos outros todo caso é protocolo...é praticamente impossível se atar a cada caso de forma única, principalmente para o s médicos... a hemodiálise é um risco, você pode ir e fazer durante 15, 20 anos...e não ter nada, se cuidar e nem sentir quando está la...muita gente passa assim, e não compreende quando outros passam mal, acham que é exagero...outros, ou não se cuidam...ou acabam pagando um preço mais alto por erros médicos, descuidos dos enfermeiros com a máquina... tem muita coisa que pode dar errado... eu claro, por experiencia própria, tenho a tendencia de meter a culpa sempre em quem opera...mas não posso ser negligente..o seu tio está passando por uma dificuldade imensa.... depois de tanto tempo...espero que você tenha boas notícias...mas por favor...se você tiver mais informações sobre o que aconteceu, poste no blog...toda informação sobre um caso novo..é importante para todos os insuficientes renais ficarmos atentos ao problema que afligiu o seu tio.

    ResponderExcluir