sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

O Fósforo

Sabe...eu sempre tentei entender o que o fósforo tinha a ver com a calcificação arterial...mas acabei descobrindo o que é que acontece, é o seguinte...o fósforo alto na corrente sanguínea desregula e estimula a paratireóide(fica atrás da tireóide) produzindo muito PTH ou Paratormônios que causam a descalcificação óssea...(todo insuficiente renal parece ter o pth meio desregulado então relaxe)...esse cálcio todo retirado dos ossos vai parar na corrente sanguínea e logo sobrecarregando o plasma com cálcio e causando calcificação arterial.

Por isso todo insuficiente renal toma os tais quelantes de fósforo(para absorver ou impelir o corpo de absorver o fósforo)...eu conheço três...o calciolit ou carbonato de cálcio que é um comprimido que você deve mastigar junto das principais refeições para agir como quelante e de quebra suprir o corpo com cálcio que pode faltar na dieta(mas em exesso causa prisão de ventre bem forte...acredite). o Renagiel...mas esse eu não conheço muito bem ainda...só sei que parece ter alguns sintomas tipo intestino solto mas é melhor que o calciolit. e o Hidróxido de Alumínio...que se toma junto às refeições mas só por um curto período de tempo e para dar uma boa baixada no nível de fósforo, é que pode causar uma intoxicação pelo alumínio.
No geral o melhor e ficar de olho em tudo que se come que tem mais fósforo como as carnes(todas, peixe também) e leites, em geral tudo que tiver proteína, como soja, queijo e todos derivados do leite...e mais algumas coisas...é importante citar também o chocolate e o milho...que tem muito fósforo, qualquer caso é melhor evitar
Outra coisa importante que você pode perceber quando o seu nível de fósforo estiver alto é coceira nos braços e pernas, inchaço e dores nas articulações e o branco dos olhos bastante vermelho...vale falar com o médico para ajustar a medicação e fazer exames quando você percebe esses sintomas.

13 comentários:

  1. o renagel me da mita prisao de ventre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim... de fato o Renagel provoca muita prisão de ventre, por não ser absorvido pelo organismo todo ele trafega pelo sistema digestivo e o irrita um pouco...o normal é que o seu intestino se solte um pouco no começo e depois o seu intestino se torne mais resistente e provoque essa prisão de ventre...eu quando tomei o Renagel passei por todas essas etapas...comecei inclusive a tomar o famoso Almeida Prado 64...mas não recomendo o mesmo, ele age no seu intestino da mesma forma que o renagel e com o uso prolongado vai acabar por tornar o seu intestino mais "duro"...ele machuca todo o intestino e por isso faz com que ele reaja tentando expelir o que irrita, mas isso não dura...depois de um tempo procurei por um gastroenterologista... posso te garantir que com um pouco de coragem (você vai passar uns 3 dias sem conseguir ir no banheiro) e dedicação, tomando uma dose diária de fibras simples que se compra na farmácia, daquelas da Nestlé que se mistura com água ou algo assim, o seu intestino se organiza... não se preocupe... tudo que você precisa é ter certeza que o Renagel que você toma é o suficiente e começar a tomar as fibras naturais solúveis...elas ajudam muito, já que muito das coisas que tem fibras naturais são frutas e afins que são quase sempre muito ricas em potássio...por isso as firbas solúveis são a melhor solução...se puder consulte um gastro, se não tente falar com o médico da clínica como planejar as fibras solúveis no seu dia dia...mas é tranquilo depois que você pega o ritmo...acredite..eu sei =)... boa sorte Ticia =)...Adoraria que você me respondesse dizendo se eu te ajudei de alguma forma =) (mesmo que eu admito, minhas respostas são sempre demoradas hehe...desculpe pela demora)

      Excluir
  2. Olá! Descobri recentemente que meu filho, de 03 anos, tem síndrome nefrótica e insuficiência renal aguda, não passou por diálise.
    Estou apreensiva e com muitas dúvidas.
    Ele saiu do hospital essa semana e não sei como preparar a alimentação dele. Acho que em razão do remédio, ele tem muita fome, o tempo todo.
    Ele mama mamadeira, com achocolatado e mucilon. Será que eu poderia substituir por cacau? E o mucilon faz mal?
    Eu tenho que cozinhar frutas e alface? bolachas, sanduíches, sucos, o que e como posso fazer? Agua filtrada ou fervida? café? chá? ir à piscina pode, a água da piscina não faz mal?
    Enfim, só dúvidas. Se alguém puder ajudar, fico imensamente agradecido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adiel.
      Fique tranquilo(a), se eu entendi direito ele deve ter sofrido alguma agressão ao rim, porém que ja se estabilizou, algumas vezes crianças podem ter alguma desordem no rim que acaba tornando-o mais "fraco" e dando sinais de nefropatia (doença no rim) ... mas acredito que se ele passou essa semana no hospital e voltou para casa, sem precisar fazer hemodiálise, eles devem ter se certificado que o rim dele esta em ordem e funcionando bem.
      Sei que quando se trata do nosso filho nenhum cuidado é demais e não medimos esforços para dar o nosso melhor por eles, mas nesse caso temos que tomar cuidado porque é uma criança pequena e não podemos limitar a alimentação de uma criança aos mesmos parâmetros da de uma dieta de adulto. Principalmente nesse caso que, espero, seu filho deve estar recuperado do susto e da insuficiência aguda que o afligiu. Como ele não está em hemodiálise não precisa se preocupar com esse tipo de dieta, com fósforo, potássio, cafeína (cafeína melhor evitar de toda forma, principalmente por ser uma criança de 3 anos, independente do rim estar bem ou mal)... o que eu posso dizer pelo que parece estar acontecendo é que tomem cuidados gerais com o rim do pequenino, principalmente com relação a sal e proteínas em excesso, isso normalmente garante uma boa saúde pro rim de todos nós, e mais ainda para um rim que acabou de sofrer algum tipo de agressão, e claro, se ele voltou para casa com alta, água, bastante água sempre pra manter esse rim "limpo" e o corpo sempre livre do acumulo de toxinas.
      Mas me preocupo bastante, pois meus comentários aqui são geralmente para pessoas adultas em hemodiálise Adiel, e como eu falei, sei que você não deve estar medindo esforços pra descobrir o que vai ser o melhor para o seu filho, talvez fosse bom procurar uma nutricionista para garantir um atendimento personalizado, principalmente por causa da idade, mas também para poder ver os exames, entender melhor o que aconteceu, e ter um controle desse rim que vamos torcer não acuse nenhum problema nunca mais.
      Qualquer coisa, pode voltar e perguntar Adiel, normalmente sou sempre eu quem respondo a todas as perguntas no blog mas se você também puder ajudar, mesmo voltando com novas descobertas sobre o caso do seu filho, pode ajudar muito deixando comentários aqui, sempre têm alguém que vai passar por um problema parecido e você sempre vai acabar ajudando muita gente ;). Grande abraço e boa sorte com o pequeno.

      Excluir
  3. meu pai não tem rim algum. faz hemodiálise 3x semana. Apresenta coceiras absurdas nas costas. OS médicos ñão informam a causa. Pesquisei sobre o indice elevado sobre o fósforo e a ureia tb. Isso pode ocasionar a tal coceira? isso pode ser a intoxicação do sangue e que pela saturação apareceu no tecido conjuntivo?
    e o que fazer para aliviar meu pai? O principal é tentar resolver a causa do problema.
    Agradeceria se me respondesse.
    A falta de médicos competentes nefrológicos em casos como esse é decepcionante visto que eles se preocupam sempre sobre a questão paciente- máquina de dialisar. A máquina faz o papel dela e bla blá blá.. Estranho! Mas nós somos seres humanos complexos e não pode-se diagnosticar pacientes sobre um prisma de equipamento somente esperando que a mesma filtre meu pai 4 horas seguindas a cada sessao. Ele continua com coceiras.
    Obrigado.
    Dimitri.

    ResponderExcluir
  4. Olá, coceira pode ser fosforo alto no sangue, e tbm pele ressecada, baixar teor de fosforo e hidratar a pele vai aliviar muito, eu uso um hidratante manipulado, que contem muito pouco percentual de betametasona e para mim resolveu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual o nome deste remédio manipulado, meu pai já está se machucando de tanto se coçar... está nos dando agonia por não consegui aliviar está coceira...

      Excluir
  5. Olá por favor me ajude, estou desesperada de tanta coceira!!!! Meu fósforo vive alto, tomo Renagel, muito Renagel e literalmente sou entupida, se não tomar alguma coisa, já usei de tudo, por último estava tomando um copinho de uns 100ml de kefir de leite, junto com um Renagel, e duas colheres de sopa de azeite de oliva, que uma nutricionista de SP me indicou, estava fazendo 5h de Hemodiálise, agora estou de trânsito fazendo 4h estou me cuidando na dieta, como muito pouca carne, as vezes como sem carnê ou um pedacinho, café muitas vezes sem leite, ou um pouquinho bem pouquinho mesmo, queijo de vez em quando, tomo 2 Renagel de manhã, 3 ou 4 no almoço ou jantar, e 2 ou 3 se como queijo no café da tarde, mas não sou médica mas sinceramente acho que esse Fósforo não abaixa devido não evacuar o suficiente, ele fica no meu organismo e não sai pois me prende, ontem comprei um Lactulona e tomei às 19h um copinho dá medida com um pouco de água, hoje cedo fui ao banheiro e saiu um pouco mas muito duro e bolinhas de ressecada, acho que tem dias que tomo uns 10 Renagel, sabe que estou inconformada pois dizem que a medicina avança tanto, mas não descobrem um medicamento que tire essa maldita e insuportável coceira, coça tudo dialisando o buraquinho onde foi feita a punção, cabeça, olhos em baixo próximo aos cílios, nariz na pontinha, orelhas lá dentro, enfim corpo...Poderia a indústria criar alimentos sem Fósforo sem Potássio para o paciente renal crônico e nada acontece!!!! Tomo na hemodiálise o hidroxizina e fico groquee de tanto sono, uso óleo de amêndoas no corpo todo, aquele medicamento plantago obstáculos ou se comprar em lojas de produtos naturais posso usar??? Tem fósforo pois já pesquisei na internet e não achei a resposta. Por favor me ajude!!!! Muito obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite estou na mesma situação! Já tenho feridas nas costas de tanto coçar. E a coceira piora durante o tratamento. Também faço 5h é horrível.Eu até já esfreguei óleo de Coco em todo o corpo e não resulta. AS vezes tenho sangue na roupa de tanto coçar.ajudem por favor.

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Eu também tenho muita cosseira jja não sei o que fazer.estou desesperada Tasso finalize 3 .vezes pôr semana tomo muito remédio.mas a cosseira não passa me ajudem por favor.oque devo fazer...

    ResponderExcluir
  8. Muito explicativo
    Nos drc temos muito a aprender

    ResponderExcluir
  9. Olá também faço hemodiálise pois sou diabética e tenho muita coceira no corpo todo e já não sei oq fazer. Faço hemodiálise quase todos os dias. Preciso de ajuda não aguento mais essa coceira no corpo todo. Eu tomo todos os remédio mais não adianta já fiz de tudo e não passa. Minha pele meu corpo tá cheio de ferida devido a coceira as vezes coça tanto que tenho que esfrega minhas costas na parede, ou pegar algo com ponta pra coça. Nem se fala da minha cabeça que já está cheia de ferida eu choro de noite pois é quando coça mais. Por favor me ajuda.

    ResponderExcluir