sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

O Potássio

Uma coisa muito importante para quem faz hemodiálise é tomar cuidado com os níveis de potássio não subirem muito...o potássio é filtrado na máquina, mas assim mesmo o potássio pode subir muito rápido sem o funcionamento adequado dos rins e causar parada cardiaca por exemplo...então fique de olho em algumas frutas e verduras ricas em potássio. Tem vários exemplos de frutas ricas em potássio...banana, frutas seca, abacate, uvas, laranja, melão, pêra, damasco, kiwi, sucos de fruta...e algumas verduras como beterraba, cogumelos, batatas, bambu, tomate, abóbora e espinafre. Além das frutas e verduras vale também tomar cuidado com os alimentos integrais e alguns cereais como feijão, ervilha e lentilha. Mas tem algumas técnicas para retirar o potássio dos alimentos, o seguinte...lave, descasque e corte em pedaços pequenos, coloque de molho por 2h, jogue a água fora, lave novamente e ponha em água limpa, cozinhe por 15 min e jogue a água fora, cozinhe normalmente em outra água, jogue fora a água do cozimento.

ps.: se quiser saber algumas frutas e verduras com pouco potássio tem algumas como...alface, escarola, agrião, pepino descascado, pimentão, broto de feijão, repolho cru, limão, pêra enlatada(sem o caldo), caju, maracujá, jabuticaba.

ps2.: Carne e Leite parece que também tem bastante potássio, mas se você quer saber...vale mais a pena comer carne mesmo é para não ficar anêmico...e se bobear maluco sem saber o que comer.

6 comentários:

  1. como fazer um molho de tomate??? para quem precisa reduzir o nivel de potássio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa... vou te ser sincero, não faço ideia. Mas vou procurar a resposta por você Juliana.

      Excluir
    2. Juliana faço assim. Deixo o tomate sem pele de molho por 2 horas, sem casca, mas inteiros. Cozinho em uma primeira água por 7 minutos. Desprezo a água escorrido na peneira. E na segunda água já uso para o molho.

      Excluir
    3. Juliana faço assim. Deixo o tomate sem pele de molho por 2 horas, sem casca, mas inteiros. Cozinho em uma primeira água por 7 minutos. Desprezo a água escorrido na peneira. E na segunda água já uso para o molho.

      Excluir
  2. È de ficar sen noção como há poucas coisas que nós podemos comere tembém achar na internete a lista que a nutricionista me deu tem cinco verduras efruta então nada,tô ficando sem opção,me ajudem meu,email aracycferreira@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No meu tempo de hemo jabuticaba era o que eu mais gostava e podia comer à vontade. Mas vou entrar em contato já no fim de semana aracy. Espero que eu possa ajudar de alguma forma. Abraço.

      Excluir