quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Insuficiência Renal se ganha na loteria da vida?

Quer saber...cada caso é um caso, mas como eu acabei aprendendo que no fim todo caso é protocolo (os médicos podem querer me matar por isso mas é real) acho que é melhor começar pelo começo...como diabos foi que aos 23 anos eu começei a fazer hemodiálise?.
Até onde eu me lembro o meu primeiro problema que eu tive relacionado com a insuficiência renal foi aos 11 anos de idade, quando eu tive uma doença chamada vasculite, que era um tipe de inflamação dos vasos sanguíneos provocados pelos meus próprios anticorpos...uma imunodeficiência...durou até os meus 12 anos e eu melhorei com um remédio chamado Tarlec e dieta rigorosa (teve até médico achando que eu tinha leucemia)...(eles não souberam dizer o porque que essa doença surgiu mas eu tenho uma teoria, quando eu era criança lá pelos meus 8 aos 10 anos lembro de de vez em quando fingir uma dor de cabeça pra poder faltar aula, daí eu tinha que tomar aspirina pra ficar em casa e tomava de boa...vai ver a aspirina acabou fazendo surgir isso tudo)...enfim...tudo ia bem até a minha pressão começar a subir quando eu tinha 14 anos, com uns 14/8...aos 15 a PA era 15/8 e foi meio que seguindo a minha idade...aos 16 quando eu jogava basquete sempre voltava para casa e minha urina saía escura como coca-cola...fui num urologista na época que disse que tinha um pouco de sangue na urina mas que era normal em atletas e tal...fiquei de boa mas começei a ir em um cardiologista que me enrrolou demais e eu enchi e não voltei mais...daí aos 17 procurei um outro cardiologista e minha PA já era 16/8, fiz um monte de exames do coração que nunca davam em nada, ecocardio, eletrocardiograma, teste ergométrico, tudo...daí fui meio negligente porque nunca me sentia mal, só me sentia mal de ir ao médico e só voltei lá aos 19 anos...e minha pressão já estava em 21/11...a coisa era séria e ele me mandou procurar um nefrologista...eu não achava nenhum na época e fui em dois urologistas antes, até que um me indicou um nefrologista aqui em Curitiba, nessa época eu já tinha 20 anos, fiz exames, biópsia do rim e creatinina...a conclusão foi que eu estava na fase 3 da insuficiência renal, e ele me explicou que nessa fase era meio que um ponto sem retorno e que eventualmente eu ia fazer hemodiálise e transplante e que por enquanto deveria cuidar com dieta o meu problema...foi o que eu fiz, mas eu tava no meio da faculdade e não achei que seria uma coisa tão rápida ou perigosa, então quando eu tinha uns 21 anos não voltei mais no médico até os meus 23 anos, mas tomava sempre meus remédios (tinha ramipril[presão], losartan[presão], atenolol[presão], alopurinol[ácido úrico], sinvastatina[colesterol]...acho que só).
A minha mãe e minha avó volte e meia me pediam para ir ao médico mas eu nunca me sentia mal e não tava nem aí, total negligência minha, fiz um exame de sangue no início de 2008 e em junho de 2008 fui falar com o médico...a minha creatinina tava em 7,7 e ele se assustou em me ver, disse que achava que eu tinha procurado outro médico e que com aquele número eu já devia ter começado a fazer hemodiálise...fiquei assustado, não achei que tivesse tão mal e ele me deu outro exame para fazer....fiquei tão assustado que foi exatamente o que eu fiz logo depois de sair do médico...e fiz uma semana de correria, para acertar tudo que eu pudesse acertar na minha vida antes de fazer hemodiálise...uma semana depois eu já estava fazendo exame de sangue cruzado para ver se eu era compatível com meu pai e minha mãe...mas aquela semana tinha sido horrível, eu nem comia mais, e o que eu comia comia errado, só fruta...no mesmo dia em que eu fiz o cruzado pela manhã o médico me ligou e ligou e falou com a minha mãe que eu deveria internar no hospital para fazer hemodiálise...mas agora chega...até onde eu sei essa é toda a minha história de como eu consegui chegar em 100% hemodiálise...mas poxa, se tem alguém que aguentou ler até aqui e também tem problema no rim ia ser legal de ler um comentário contando como é que foi que você descoriu que tava doente e tal...

10 comentários:

  1. Respostas
    1. Vivo, filosofando e agora cuidando mais do Blog =)...obrigado pelo Interesse =)

      Excluir
    2. Boa Noite Diego
      estou vendo que esse blog e de 2.009
      Esta ativo ainda.
      Terei o imenso prazer de conversar com vc.
      Sou renal crônica há aproximadamente 10anos.
      Perdi minha mãe e algumas tias com esse problema.Atualmente faço diálise peritoneal e estou na fila de transplante.
      Quero contar toda minha história.
      Mas primeiro quero saber se seu blog está ativo tá
      Um grande abraco

      Excluir
  2. Oi Diogo, interresante seu blog e serve pra nos ajudar bastante, muito obrigado pelas valiosas informações.

    Meu nome é Rios, moro em Salvador, o caso que vou descrever é recente só tem 03 semanas e está acontecendo com minha esposa Gleide Jane, vou tentar resumir, pois é extenso. Ela tem 38 anos e uma vez ou outra, esporadicamente, se queixava de cálculo renal, eu levava ao médico, eles colocavam no soro e davam remédio pra dor e mandavam pra casa, e assim se foram por algum anos, ela sempre reclamou de dores na coluna, cabeça, vômitos ao acordar...etc.. e se medicava com drogas sem orientação médica, caso parecido com o seu, porém no dia 17ABR2010, ela me pediu pra que a conduzisse para emergência do Hospital Santa Izabel em Salvador, e não para retornar a última emergência de um hospital o qual só dava soro, medicava e mandava pra casa, e foi a nossa sorte, quando minha mulher me pede pra ir para uma emrgência é porque as coisas não estão bem, ela é do tipo durona, chegando ao Hospital Santa Izabel (HSI), constataram que o potássio estava 07 e me parece que o máximo em uma pessoa é de 05, alguns me disseram que não sabem como não tinha infartado, mandaram pra uma enfermaria para ser monitorada, pressão altíssima, no outro dia a Chefe da Nefrologia do HSI, abraçou a causa, mandou minha esposa ir pra UTI, e começar uma diálise de imediato, ficou quase 24hrs dialisando, eu entrei em desespero, minha mulher entrou em pânico, principalmente para colocação do catéter no pescoço, a Médica queria entender como a minha esposa tão nova tinha seus rins travados.
    Fez uma biópsia nos rins e enviamos para São Paulo, o resultado não foi nada animador,deu um tipo de atrofia e outras coisas, que não entendo bem,fez exame de sangue, e descartou a doença de Lupús, ainda continua na investigação da causa da paralisação dos rins, estão suspeitando de uma infecção e até com o agravamento das drogas (remédios) que ela tomavam por conta própria.
    Enfim, ela deve receber alta em breve, mas seus rins já eram, dialisa um dia sim e outro não, continua com o catéter no pescoço e irá colocar a fístula, para
    posterior diálise e futuramente um transplante.
    Suas informações tem nos ajudado bastante, obrigado.

    ResponderExcluir
  3. fio bom ler oque vcs escreveram sobre o casos de vcs eu nao estou com poblema de rins mais estou com uma pessoa que eu gosto muito e estou sofrendo muito com isso a 28 anos atras conheci um casal e fui morar com eles pois eu tinha uma filha especial e era dificil arumar serviso e cuidar dela entao fui morar com eles e trabalhar com eles em troca de poder ficar com minha filha a 23 anos sai da casa deles casada e meu marido e uma bençao mais a senhora que um dia me ajudou hoje esta fazendo hemodialise e eu cuido dela mais as veias dela ja não tem mais aceso e vai ter que fazer a peritorial estou com muito medo pois nunca vi alguen que tenha feito estou sem saber oque fazer me ajude me dando informaçãode como funciona, tenho medo dela não aguentar .

    ResponderExcluir
  4. Poxa...valeu pelos comentários..é bom saber que tem gente lendo o que eu fiz...eu ainda estou tentando voltar a ativa...mas deixa eu ver...peritonial até onde eu sei é melhor para quem ainda tem alguma função residual dos rins...por exemplo...vc urina um pouco...mas nao elimina uréia...eu tenho visto muita gente que ta indo para peritonial...eu não posso falar muito...não vivi isso...mas aparentemente é uma dialise que é menos agressiva que a hemodialise, é diária e funciona injetando um soro preparado que o peritonio, uma membrana, vai ser meio q um filtro...então...se vc está com 6 de potassio e o soro tem 2...depois de passado um tempo...a solução fica com 4 e o seu corpo com 4...vc tira a solução e pronto...é uma saida...acho q depende de cada um...da expectatva da pessoa...eu me lembro q eu nao queria partir para peritonial para poder ter o meu corpo livre...sem nada atrapalhando...para tomar banho essas coisas...mas aguentar ela aguenta...até onde eu sei...o mais importante é vc ter um quarto o mais estéril possivel...onde vc vai ficar fazendo essa dialise por 6 horas se eu não me engano...eu vou tentar encontrar alguns amigos meus que já fizeram dialise peritonial para posar uns depoimentos no meu blog...vai ajudar você...espero...e muito mais a pessoa que você esta ajudando...eu sei q qualquer dica de detalhes é sempre importante..entrar às cegas é sempre ruim...e sempre tem alguma dica da melhor coisa para se fazer em diversos casos...

    ResponderExcluir
  5. Oie Diogo,
    Muito legal o Blog, meu problema também começou do nada, eu também fui negligente e fiquei uns 8 meses enrolando pra ir ao médico. Fui para da emergencia inchada e com pressão 22/11.Quase morri, delirava, via coisas, qdo passei meu primeiro cateter foi uma loucura.
    Tenho glomerunefrite membrano proliferatira com crescentes focais tipo 01. Também é um tipo de doença auto imune, faço dialise a 1 ano e 7 meses, fiquei doente 04 meses depois de me casar.
    Não é fácil realmente, mas também não é difícil, não costumo me lamentar por estar assim, acho que a ultima coisa que queremos é a pena das pessoas.
    Até Mais

    Michele

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Algum dia vou contar as minhas viagens alucinóginas com anestésico, calmante e antialérgicos no dia que eu tive de por o cateter de forma emergencial. Mas Obrigado por contribuir com o Blog =)

      Excluir
  6. oiii Diogo meu pai foi para 2 cirurugia para colocação do cateter e a arteria não esta pulsando então agora vão marcar a terceira agora só que no outro braço...estou ficando muito preocupada ,pois a anemia dele esta grave ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi nevida... acho que voce pode estar falando da fístula e ão do cateter... já que é no braço a cirurgia. É... a fístula é um processo delicado pro cirurgião, a idéia é simples, eles "buscam" a artéria que corre no "meio" do braço e puxam ela pra "fora", quer dizer, ela corre mais ao centro de massa do braço e então é puxada pra fora pra conectar ela a uma veia no braço para fazer com que a veia tenha dois fluxos.
      Mas é, quando você esta muito anêmico ou doente a cirurgia é complicada porque tanto a veia como a artéria "afinam". E o cirurgião precisa ter firmeza para acertar a precisão de pinçar a artéria que fica profunda no braço, puxar pra área externa do braço (acredite, a artéria é difícil de mover, tem que ter força nos dedos junto com a precisão) e então delicadeza pra conseguir "colar" e abrir uma passagem entre a artéria e a veia para dar para aquela veia um fluxo duplo (arterial e venoso).
      Mas fique tranquila, seu pai deve estar com as veias muito delicadas, pode ser muita coisa... eu dei um trabalhão pro cirurgião vascular quando ele me fez a cirurgia, ele até comemorou quando terminou, foi engraçado... mas de todo jeito não vai ser por isso que seu pai vai ficar se diálise, não se preocupe. Não sei muita coisa sobre a cirurgia vascular, mas sei que seu pai ainda tem muita chance, que vão passar um cateter novo nele se for preciso pra fazer hemodiálise... ele pode fazer diálise peritionial... tem muita saída. Mas aposto que agora sendo a terceira vez seguida depois de perder 2 em cirurgia o seu pai vai ter alguém muito seguro pra afzer essa cirurgia. =).
      Se puder, volte ao blog e conte como foi que tudo terminou. Pode ajudar muita gente Nevida.

      Excluir