segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Como é que a máquina funciona mesmo?

No geral ela tenta imitar a função do rim, eliminar algumas toxinas do organismo que deveriam ser eliminadas pela urina...até onde eu entendo o negócio todo é feito no filtro principal da máquina que tem uma membrana em que as moléculas como hemácias e glóbulos brancos fundamentais para o organismo não passam mas outras como sal e uréia passam e são como que absorvidos ou diluidos por uma solução estéril que passa na máquina e é feita basicamente de uma água superfiltrada, que circula no sistema uns 140 Litros por sessão e vem de uma série de tratamentos e filtros de carbono e grafiti e tudo mais antes de poder chegar na máquina...também tira uma quanidade determinada de água, de acordo com o peso seco, que é retirada direta do sangue que passa pelo sistema...acho que deve ser algum sistema que controla a entrada e saida desses 140 L que regula isso...e também a osmose que garante um equilíbrio na retirada de potássio e sal do sangue por causa daqueles potões que eu já falei a respeito...senão acho que zerava o sal e o potássio...o que não seria nada bom.
Por fim as pesquisas que eu encontrei a respeito do quanto de eficiência de filtragem
tem uma máquina de hemodiálise com relação a um rim padrão, os números são de cerca de 30%...mais exato uns 27%, mas eu não tenho certeza se a relação é relativa a quantidade de quanto filtra ou de uma relação às funções de um rim...que são várias inclusive de regular uns hormônios e vitaminas.

7 comentários:

  1. Conhece Willem Johan Kolff? Ele foi um médico cientista que salvou milhares de vidas: http://naninho.blog.br/saude/hemodialise/inventor-da-hemodialise.html

    ResponderExcluir
  2. Bacana...gostei do blog meu nobre...boa sorte com a hemodiálise e se precisar de alguma dica..estamos sempre aí.

    ResponderExcluir