quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

TRANSPLANTE: Dúvidas, mitos, verdades.

Depois de tanto tempo fora do blog (mil perdões) eu percebi que deveria deixar de lado minha preocupação com o tema transplante renal. Agora já fazem para mim 5 anos do meu transplante, e acredito que mais que tudo é importante dar alguma perspectiva para quem ainda estiver a caminho de fazer seu transplante, pois me lembro bem de quando passei meu tempo em hemodiálise em quantos medos e dúvidas nós temos sobre o assunto. Muitos até preferem não fazer transplante por medo do que pode acontecer na cirurgia ou depois. Então mais importante que me preocupar com a abrangência do tema, é dar toda informação que puder a todo mundo que estiver procurando ajuda, sempre do jeito mais simples e direto possível. Por algumas vezes, muitas das pessoas que me procuraram por email ou facebook foram para tirar dúvidas não sobre hemodiálise, mas sobre transplante em geral, sobre coisas como o que se sente, quais são os cuidados e consequências. E neste post vou publicando nos comentários alguns pontos gerais sobre como é o transplante, o que é o transplante renal, e como sempre, ir respondendo a qualquer dúvida que você possa ter.

11 comentários:

  1. 1) Transplantou ta novo. (mito) - Sem dúvida acho que um primeiro mito muito popular que precisa ser esclarecido é o de que o transplante é uma cura, como uma troca de peça de carro. Infelizmente não, vale lembrar que o transplante é visto ainda como um "tratamento", e a pessoa que transplantar o rim não pode nunca abandonar o seu tratamento, ou seja, os medicamentos que irão manter o rim estável, esses medicamentos são chamados de imunossupressores e servem para que o corpo da pessoa não acabe "lutando" contra o rim, pois depois do transplante você vai ter um órgão que não é de fato seu, dentro de você, então seu corpo vai ver aquele rim como um corpo estranho (assim como um vírus e bactéria) e para isso servem os imunossupressores, eles abaixam sua imunidade de forma que seu rim transplantado não seja rejeitado. Lado bom disso é óbvio, com o transplante você vai ter um corpo em condições quase totalmente saudáveis, todas toxinas filtradas, hormônios em dia e sem medo nenhum de comer algo e muito menos de beber quanto líquido quiser. Lado ruim é que sua imunidade (seus glóbulos brancos, a defesa do corpo) vai estar mais baixa, e mesmo que atinja um nível ideal mínimo de medicamentos você sempre vai estar mais suscetível a infecções, vírus, bactérias, doenças em geral.

    ResponderExcluir
  2. 2) A operação. - Outro mito que tem que ser esclarecido. O transplante não irá remover nenhum rim, não se tira um rim doente para colocar um saudável no lugar, isso não acontece.
    O que acontece em um transplante renal é a inserção do rim saudável que você irá receber em uma região que pode ser dita como próxima à parte inferior da barriga, sob o peritônio, e pouco acima dos órgãos sexuais.
    Vamos explicar como isso acontece, o transplante funciona com um pensamento, o de ser o mais seguro possível, então nenhum dos dois rins é removido pois isso resultaria em uma cirurgia muito maior, afinal teriam de mexer com as artérias renais, cortar a circulação de sangue, tirar o rim, depois "instalar" um rim novo no mesmo lugar com as artérias cortadas no começo, muito difícil. Ao invés disso colocando nesse ponto no inferior da sua barriga, ele fica muito mais próximo da bexiga, então quando seu rim vem para ser implantado, ele vem com três "pontas soltas"... duas são para a entrada e saída de sangue que irá passar pelo rim a ser filtrado, e a outra é o ureter, um canal que liga o rim à sua bexiga, de onde sai a urina. E como o rim que vem normalmente é cortado e perdido um pouco da extensão total do ureter, é melhor colocar esse rim mais próximo da bexiga. Outro motivo é por conta de uma veia, chama da de veia cava, que vêm da nossa coxa e segue até o coração. Como não irão mexer nas artérias renais, o sangue precisa entrar e sair por outro caminho, e essa veia cava é o caminho perfeito pela sua passagem dentro do nosso corpo, vindo da região interna da coxa ela vai ser "puxada" e "conectada" às duas entradas e saídas de sangue do rim doado. E assim é feito um transplante. Espero que eu tenha feito parecer o mais simples esclarecedor a todos vocês :).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um comentário extra, para deixar tudo bem claro. "Então no transplante eu fico com 3 rins dentro de mim?" - Sim, isso mesmo, apenas 2 que não funcionam mais e 1 que irá funcionar. "Mas então por quê dizem transplante e não implante?" - Pois o rim será removido de uma pessoa e implantado em outra, logo, um transplante. Se pensar só em você é sim só um implante, mas na operação toda, é transplante. "E quantos rins eu posso transplantar?" - Você pode fazer até 3 cirurgias de transplante, essa é a normalidade de transplantes possíveis a serem realizados, um rim pode ser implantado do lado direito inferior ao seu abdômen, outro do lado esquerdo e ouro no lado inferior central. (mais ou menos isso ;) )

      Excluir
  3. 3) Os Medicamentos - Uma das coisas mais importantes para um paciente transplantado são os seus remédios. E com certeza são eles que irão tomar conta da preocupação dos médicos com você a partir do momento do transplante em diante, assim como com certeza absoluta irão ser o assunto que irá dominar todas as suas consultas com médicos do transplante em diante. (E é normal que por isso sejam a maior preocupação que você deva ter de agora em diante também).
    Normalmente você irá tomar remédios de 12 em 12 horas, em dosagens iguais ou diferentes de um horário para o outro dependendo da medicação. Algumas medicações você irá tomar apenas uma vez ao dia (como prednisona(Meticorten)) e outras apenas durante os primeiros 3 meses do transplante (como alguns antibióticos por exemplo). Mas de maneira geral ao menos os imunossupressores estarão sempre com você a partir de agora. Um remédio que você se esquece de tomar ou começa a tomar em horários sempre errados, sempre aumenta a chance de você ter uma rejeição, e pior que perder um rim, é você sofrer uma rejeição aguda e, lamento dizer, mas pode te levar à morte. Mas vou deixar em uma das respostas ao comentário algo a mais sobre os horários de medicamentos. Por enquanto vamos apenas nos focar no básico.
    O que é bom saber é que, morando no Brasil, seus medicamentos imunossupressores podem ser todos adquiridos pelo sus, na farmácia especial da secretaria de saúde do seu estado. Com uma série de documentos que seu médico irá lhe passar, você irá de 3 em 3 meses renovar seu cadastro e ir buscar seus remédios, e lhe recomendo sempre ter alguns remédios de reserva, pois eles são remédios caros (que rondam os 1000R$) e que você não irá encontrar na farmácia comum em caso de emergência. Mas nada de entrar em pânico :), em último caso, por vezes que falte seus medicamentos na secretaria de saúde, um hospital pode lhe fornecer algum medicamento que esteja em falta, mas apenas em caso de urgência máxima. E por isso sempre tenha consigo o telefone de um médico responsável pelo seu transplante.
    Apenas mais um comentário, para tirar dúvidas, você irá começar tomando esses remédios cerca de 2 dias antes do seu transplante, para ir abaixando a sua imunidade, e tomará doses muito altas de medicamentos, então cuide com sua dieta nos dias que antecedem o transplante pois eles irão exigir bastante do seu fígado (e infelizmente alguns desses medicamentos são também nefrotóxicos, ou seja tóxicos ao rim, mas isso falamos em outra hora). Então para você que estiver se preparando para um transplante, desculpe o tom apocalíptico que tive que deixar aqui sobre os medicamentos, mas é que de fato, eles vão ser tão importantes para você de agora em diante como foi a hemodiálise, não se pode faltar nunca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais um pouquinho sobre os horários dos medicamentos. Comparando com os antibióticos, os dois tem uma exigência de horário bastante rígida para não serem tóxicos demais, e nem perderem o efeito se passar muito tempo, eu gosto de comentar que existe uma "faixa verde" de atuação para os horários a se tomar tais remédios. No caso de um antibiótico você pode até tomar ele dentro de uma "faixa" de 1 hora aproximadamente de erro, ou seja, se você toma antibiótico às 8h e 20h, e por acaso tomar um deles às 20:40h, tudo bem.... mas no caso dos imunossupressores a "faixa verde" de segurança é de apenas 15 minutos, então se você toma seus imunossupressores (remédios) às 9h e 21h, se tomar por exemplo às 9:10h tudo bem, se tomar às 9h30, opa, já começa a correr risco. Então lembre-se sempre de tomar cuidado com os horários.
      Mas e se você quiser mudar a hora do remédio que te passaram no hospital, por alguma necessidade qualquer, trabalho, conforto, seja qual for. Você pode sim mudar esse horário, trabalhando nessa "faixa verde" mas com muita segurança. Pessoalmente eu recomendo que você não extrapole uma mudança de 10minutos de variação de horário por dia. Ou seja: Se você tomar o remédio hoje às 9h e precisar mudar para às 10h. Faça isso de 10 em 10 minutos a cada dia, logo você tomará o remédio hoje às 9h, (o da noite às 21:05), no dia seguinte o remédio às 9:10 (à noite 21:15), no outro dia 9:20... assim por diante, bem certinho para que nada dê errado, então você vai levar 6 dias para mudar seu horário sem stress nem preocupação. Mas sempre avisando ao seu médico antes de qualquer mudança de horário, pois essa mudança pode ser danosa, interagir com outros remédios que você já toma ou outros fatores que só seu médico poderá lhe dizer.

      Excluir
  4. Olá Diogo, adorei teu blog.Estou na 4a. sessão de hemodialise e semana que vem farei exame de compatibilidade. Legal mesmo ler tudo aqui.Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa... muito obrigado Ana... eu fiz esse blog quando entrei na hemodiálise eu mesmo, ainda em 2008 com 23 anos, e sentia a falta de muita informação que nos fosse útil com relação primeiro sobre os nossos cuidados, sobre como cuidar da nossa alimentação e por fim sobre os aspectos gerais da hemo. Que verdade seja dita, é aterrorizante quando a gente descobre que perdeu o rim e sente que vamos entrar no desconhecido. Eu fico feliz demais quando vejo que meu blog serve pra ajudar tanta gente :). Os anos passaram e eu cresci junto com o Blog, escrevi pouco da minha experiência pessoal, mas porque sempre senti que o mais importante era manter um canal que fosse uma ferramenta útil a todos nós, e não algo que fosse uma histórinha própria ou um diário, ainda assim, conheci boas pessoas que compartilharam suas histórias comigo nesse meio tempo por causa do blog, então vou deixar meu email e facebook abertos aqui mais uma vez para quem quiser se comunicar, seja para pedir alguma ajuda, tirar dúvida, ou só para conversar. (sei como ajuda). [email: tubsidio@gmail.com ; fb: diogo.e.delima ]
      Fiquei muito tempo parado com o blog, estudando, mas agora vou voltar com bastante coisa nova para 2015 e vou logo postar mais atualizações, mais sobre transplante e em breve um novo post para ajudar a entender o que alguns dos nossos exames de sangue querem dizer :). Muito obrigado pelo comentário, e desculpe se eu falei demais hehe, às vezes me perco.

      Excluir
  5. Diego, fale um pouco sobre o doador.. os cuidados após o transplante! Corre risco de vida?

    ResponderExcluir
  6. Ola Diogo, muito bom o blog. Tenho 23 anos, e tenho muitas duvidas a respeito, que nunca sao esclarecidas. Gostaria de ter um contato com você, me envia um email. mayenemds@gmail.com obrigada e parabens pelo blog.

    ResponderExcluir
  7. Este é um anúncio público para todos que querem vender um rim, temos pacientes que precisam de um transplante de rim, por isso, se você estiver interessado em vender um rim, por favor entre em contato conosco em nosso e-mail em iowalutheranhospital@gmail.com
    Você também pode ligar ou escrever para nós no whatsapp em +1 515 882 1607.

    OBSERVAÇÃO: Sua segurança está garantida e nosso paciente concordou em pagar uma grande quantia de dinheiro para qualquer pessoa que concordar em doar um rim para salvá-lo. Esperamos ouvir de você, para que você possa salvar uma vida.

    ResponderExcluir