sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

A Heparina

A heparina é um anticoagulante que se aplica com uma seringa logo no início da hemodiálise na linha de sangue e vai sendo consumida até mais ou menos uma hora antes do fim da sessão...assim você evita o coágulo do sistema de sangue que está na máquina, o que deixa você sem o retorno de sangue...e também o coágulo na fístula, que pode fazer perder a mesma.

O Potássio

Uma coisa muito importante para quem faz hemodiálise é tomar cuidado com os níveis de potássio não subirem muito...o potássio é filtrado na máquina, mas assim mesmo o potássio pode subir muito rápido sem o funcionamento adequado dos rins e causar parada cardiaca por exemplo...então fique de olho em algumas frutas e verduras ricas em potássio. Tem vários exemplos de frutas ricas em potássio...banana, frutas seca, abacate, uvas, laranja, melão, pêra, damasco, kiwi, sucos de fruta...e algumas verduras como beterraba, cogumelos, batatas, bambu, tomate, abóbora e espinafre. Além das frutas e verduras vale também tomar cuidado com os alimentos integrais e alguns cereais como feijão, ervilha e lentilha. Mas tem algumas técnicas para retirar o potássio dos alimentos, o seguinte...lave, descasque e corte em pedaços pequenos, coloque de molho por 2h, jogue a água fora, lave novamente e ponha em água limpa, cozinhe por 15 min e jogue a água fora, cozinhe normalmente em outra água, jogue fora a água do cozimento.

ps.: se quiser saber algumas frutas e verduras com pouco potássio tem algumas como...alface, escarola, agrião, pepino descascado, pimentão, broto de feijão, repolho cru, limão, pêra enlatada(sem o caldo), caju, maracujá, jabuticaba.

ps2.: Carne e Leite parece que também tem bastante potássio, mas se você quer saber...vale mais a pena comer carne mesmo é para não ficar anêmico...e se bobear maluco sem saber o que comer.

O Cálcio

Acho que o mais importante sobre o cálcio é o trabalho que você tem para manter os números sempre na medida, para evitar calcificação arterial mas também a descalcificação óssea. Para evitar a descalcificação que parece ser o mais importante você toma suplementos de vitamina D responsável pela absorção do cálcio nos ossos. Tem os de via oral, como o Sigmatriol, Rocaltrol e Calcitriol...mas também tem os suplementos aplicados na linha de sangue da hemodiálise como o Calcigex...o negócio é sempre procurar regular o nível de cálcio no sangue...e não esquecer de tomar as medicações.

O Fósforo

Sabe...eu sempre tentei entender o que o fósforo tinha a ver com a calcificação arterial...mas acabei descobrindo o que é que acontece, é o seguinte...o fósforo alto na corrente sanguínea desregula e estimula a paratireóide(fica atrás da tireóide) produzindo muito PTH ou Paratormônios que causam a descalcificação óssea...(todo insuficiente renal parece ter o pth meio desregulado então relaxe)...esse cálcio todo retirado dos ossos vai parar na corrente sanguínea e logo sobrecarregando o plasma com cálcio e causando calcificação arterial.

Por isso todo insuficiente renal toma os tais quelantes de fósforo(para absorver ou impelir o corpo de absorver o fósforo)...eu conheço três...o calciolit ou carbonato de cálcio que é um comprimido que você deve mastigar junto das principais refeições para agir como quelante e de quebra suprir o corpo com cálcio que pode faltar na dieta(mas em exesso causa prisão de ventre bem forte...acredite). o Renagiel...mas esse eu não conheço muito bem ainda...só sei que parece ter alguns sintomas tipo intestino solto mas é melhor que o calciolit. e o Hidróxido de Alumínio...que se toma junto às refeições mas só por um curto período de tempo e para dar uma boa baixada no nível de fósforo, é que pode causar uma intoxicação pelo alumínio.
No geral o melhor e ficar de olho em tudo que se come que tem mais fósforo como as carnes(todas, peixe também) e leites, em geral tudo que tiver proteína, como soja, queijo e todos derivados do leite...e mais algumas coisas...é importante citar também o chocolate e o milho...que tem muito fósforo, qualquer caso é melhor evitar
Outra coisa importante que você pode perceber quando o seu nível de fósforo estiver alto é coceira nos braços e pernas, inchaço e dores nas articulações e o branco dos olhos bastante vermelho...vale falar com o médico para ajustar a medicação e fazer exames quando você percebe esses sintomas.

A Calcificação Arterial

Para ser bem direto, o que eu sei sobre a calcificação é que se você chegar a ter esse problema você pode nem fazer mais transplante, traz uma série de problemas cardiacos e pelo que eu andei lendo pode ocorrer também a amputação de mebros...mas é algo que ocorre após um longo prazo se os níveis de cálcio e fósforo quando mais altos no sangue não forem tratados.

A simples física da coisa

Olha...se você é daqueles que não sabem o que é hemodiálise, ta curioso mas também não quer aprender muito, o negócio é o seguinte...você entra numa máquina que tem um filtro com os tais filtros capilares, fica em média de 2 a 4 horas e nesse tempo você fica parado, sentado ou deitado, e pode fazer o que quiser enquanto espera. Na entrada você tem duas opções, fazer a hemodiálise pelo cateter, uns tubos que ficam direto dentro de você com dois acessos por fora para sair e entrar sangue, e a fístula...se for nova vc fura com uma agulha de cor amarela que é mais curta mas de bom calibre...o mesmo da verde que só usa quando a fístula for mais resistente porque é um pouco maior, dói um pouco mais que uma agulha comum, mas não é nada demais...se tiver medo da para comprar uma pomada anestésica e passar antes de fazer a punção. A máquina é do tamanho de uma geladeira pequena mas na circulação e filtro de sangue só ficam fora de você uns 300ml de sangue...que são empurrados de volta, quando a máquina termina o trabalho, com um pouco de soro.

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Uréia

A Uréia é um resíduo produzido pelo fígado na quebra das moleculas de proteína...se você está fazendo hemodiálise provavelmente a sua uréia deve estar alta...ela oferece alguns perigos, a tal da Uremia até onde eu entendo...que causa um monte de coisas ruins como náusea, fraqueza, fadiga, falta de sono...mas o que mais me assusta e parece ser o efeito mais popular entre o pessoal que viu gente com uréia bem alta mesmo, é a demência(quando não o coma e morte)...para todo efeito é uma toxina que deveria ser eliminada pela urina, mas como muitos pacientes em hemodiálise já não urinam mais ou mesmo os que urinam o rim já não é capaz de eliminar a uréia na urina com eficiência, toda essa toxina se acumula no sangue e nos tecidos, então principalmente quando você está começando na hemodiálise toda aquela uréia retida no organismo vai ser retirada apenas do seu sangue...depois da sessão de hemodiálise é provável que o seu corpo regule por osmose a quantidade de uréia retida nas células para o sangue....e vc pode ficar bem mal...por isso o começo pode ser bem mais difícil e sofrido para a maioria.

Então no exame mensal da clínica de hemodiálise você tira sangue antes e depois da sessão...assim pode ver uma medida de uréia pré e pós diálise...assim se procura uma medida de fluxo sanguíneo e tempo de máquina para tirar o necessário de uréia do sangue.
Mas se você quer saber alguns números de média para insuficientes renais é bom você sair da sessão com pelo menos 60 ou menos de uréia no sangue....se você chega com 100 ta tudo normal...200 é meio alto...mas com 500 você já deve estar em coma.

O mais importante mesmo é você entender o perigo que a uréia pode te fazer e não faltar nenhuma sessão de hemodiálise mesmo independente de você ter ganho peso ou não. Pois é lá que toda sua Uréia vai ser filtrada.

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

O que são aqueles potões de água?

Olha...até onde eu sei aquilo é um soro com quantidades minimas de potássio e outro de sódio...assim por meio de osmose regular a quantidade de sal e potássio no sangue durante a diálise.

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

O Eprex (Eritropoetina, EPO)

Quando você entra em hemodiálise, dependendo do caso, como o seu rim já não é mais o mesmo ele deixa de produzir um hormônio, a Eritropoetina, que é responsável por estimular a produção de glóbulos vermelhos no sangue...assim você já deve estar bastante anêmico nessa altura, pois não adianta aplicar ferro no sangue se o seu corpo não produz as hemoglobinas...por isso que se pede para aplicar o tal eprex..que é uma eritropoietina sintética no fim das diálises...se vale uma dica a injeção dói mais no braço que na barriga...então não fique com medo, e o que dói mesmo é a aplicação da injeção do que a agulha entrando de fato. A medida para saber o quanto de eprex você deve tomar geralmente se mede pelo seu VG (voume globular) que é uma porcentagem de hemácias contidas em um total do plasma...geralmente um paciente insuficiente renal é tolerável um medida de 33% de VG...mas a medida média para pessoas comuns é de cerca de 39 a uns 50% de VG. Por isso que pessoalmente eu gosto muito do Eprex, que quem já esteve anêmico mesmo sabe que a dorzinha do eprex vale muito a pena se for para ficar com um bom VG.

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Cateter, fístula e fluxo sanguíneo

Para fazer hemodiálise você precisa de um fluxo de sangue muito mais alto do que seria possível com uma punção padrão com aquelas agulhas de tirar sangue...então tem dois jeitos mais comuns para conseguir um bom fluxo de sangue.
Com o cateter (temporário), que é uma espécie de tubo de silicone que se coloca em uma veia, ou no peito ou no pescoço, ficam uns dois tubinhos para fora do corpo por onde um vai sair o sangue para a máquina e o outro retornar filtrado da mesma. O cateter no pescoço é preferido por uma questão de segurança, a veia em que é posto segue uma linha reta diferente da no peito que faz uma curva. É importante tomar cuidados com o cateter, que é uma ligação direta com a corrente sanguínea, para evitar infecções, nunca deixar o curativo que envolve o cateter molhado por exemplo, e sempre que molhar procurar trocar o curativo... caso o cateter saia por acaso em casa lembre de não por para dentro para não levar infecções para dentro do organismo, se ainda tiver parte dentro fique calmo e va para o hospital tirar o resto... se sair todo deve sangrar um pouco, então lembre de apertar bem com uma gaze ou algo assim para segurar o sangramento. Ficar atento se ele parece molhar sozinho também vale, a abertura pode escorrer linfa e molhar o curativo...assim é necessário trocar todo dia.
Para evitar ficar com o cateter é preciso fazer uma pequena cirurgia no braço, uma fístula, que é uma ligação da artéria com uma veia externa para aumentar o seu calibre com a passagem de mais sangue...assim depois de mais ou menos 1 mês você já pode furar o braço com uma agulha de maior calibre...e passar o fluxo de sangue necessário para hemodiálise...são feitos dois furos para saída e entrada de sangue filtrado, a agulha é maior que uma agulha comum dessas de seringa, mas o furo, quando é bem feito, não costuma doer tanto quanto se imagina. Para evitar perder essa fístula, o que vai exigir uma nova cirurgia e mais um tempo com o cateter primeiro você deve trabalhar bastante ela antes da primeira punção, com exercícios como apertar uma bolinha macia de borracha, mas o principal é evitar prender a circulação no braço com a fístula, fazendo muita força de carga (carregar uma sacola por exemplo) ou dobrando muito o braço. se você cuidar bem da fístula com compressas quentes nos dias entre as dialises e exercícios regulares você pode manter essa fístula por muitos anos e sem a formação de "caroço" na veia que vai machucando se é sempre furada n mesmo lugar...vale a pena esticar a utilidade desta fístula para evitar ficar com o braço feio. A fístula tem um ritmo de batimento chamado de frêmito...que é diferente do pulso comum...pareçe mais com um fluxo contínuo que é como você sente se a fístula está funcionando bem, se você não sentir mais esse frêmito fique atento para não correr o risco de perder a fístula.
O fluxo de sangue na máquina de hemodiálise é medido em ml por minuto...geralmente é usado um fluxo de 300 a 350 ml/min. Nas primeiras punções o fluxo é menor para não forçar muito a fístula que é muito nova...uns 200 a 250 ml/min.

O que é peso seco?

O peso seco não tem realmente uma medida exata, é uma medida de quanto deve ser seu peso ideal com relação a altura, o quanto de peso você começa a hemodiálise, como você parece estar inchado...se você urina ou não...mas vale sempre pedir quando está para começar a tirar peso em hemodiálise para fazer uma medida de quanta água você tem em média no corpo, o ideal é cerca de 54%...é um exame simples que a nutricionista deve fazer na clínica.
Mas a idéia básica é encontrar um peso alvo para atingir na hemodiálise e que serve para tirar o exesso de água no sangue que não foi filtrado e eliminado pela urina para não provocar entre outras coisas edema pulmonar por exesso de água no pulmão. Geralmente se você sente falta de ar precisa baixar o peso e se sente câimbras deve aumentar o peso seco.

Uma primeira dica para os novatos.

Muito importante...pode até parecer absurdo mas se você acaba de aderir ao restrito clube dos insuficientes renais em tratamento de hemodiálise lembre-se....sempre que sentir muito mal estar ENTRE EM PÂNICO!...não exatamente consigo...mas com os outros...lembre sempre de que a maioria das pessoas não entende que você pode realmente estar mal e acabam ignorando o fato.

Eu passei por uma experiência própria em que na minha primeira hemodiálise fora da internação e em outro hospital cometeram o erro de tirar 1,5 kg de mim na máquina sem saber o quanto eu me cuidava ou urinava...por fim tive uma reação terrível, e que mais tarde iria acabar descobrindo que quando me tiram muito peso eu simplismente não sinto muitas câimbras como a maioria e paguei o preço de ficar muito tempo sem reclamar...o meu médico havia se esquecido de me recomendar alguns suplementos vitamínicos e a equipe do hospital está mais acostumada a tratar de idosos de 70 que bebem 3 litros de água por dia do que de um paciente de 23 que bebe 400ml. A fraqueza foi tamanha que não tinha forças para levantar os braços...a maioria achou que eu estava de manha e me mandou para casa...continuei a minha linha de auto-controle e não tomeio nem um gole de água, só comi bastante...minha avó me levou caminhar no fundo de sua casa para tomar um sol e cerca de duas horas depois eu me sentei e desmaiei...quando acordei pensei que deveria ser falta de glicose e corri comer geléia...continuei tonto e no caminho de volta para a sala o corpo parou de responder, a força foi se acabando e parei no meio do caminho, deitei no chão para não desmaiar e chamei minha avó já sem forças para me mexer...ela entrou em pânico e como meu pai havia levado embora o telefone do meu médico eu pedi para chamar uma ambulância...(lembre-se que insuficientes renais tem direito a qualquer ambulância gratuitamente)...chegaram avaliaram minha pressão e glicose...a pressão estava 19/10 com pulso alto e a glicose 190...mas eu estava bem calmo devido as circunstâncias...e pude gerenciar tudo bem claramente com os paramédicos.

Quando eu já estava dentro da ambulância para ir no hospital chegou meu pai que ligou para o médico...me deu o celular e meu médico perguntou se eu confiava nele...eu achei óbvio e disse que sim...depois me tiraram da ambulância e me levaram para dentro da casa...me deram propanolol (um remédio para reduzir o ritmo cardiaco) e me deixaram lá...só que eu não melhorei e ninguém me ajudava a me levantar ou parecia disposto a ficar comigo...fui obrigado a ir sozinho numa caminhada de 10 metros que levei 15 minutos para terminar para também ser obrigado a comer (algo que não conseguia fazer pois a fraqueza era demais para conseguir mastigar) e a voltar para cama sozinho também...o sofrimento por si só não era o suficiente, fui deixado isolado fora da minha casa e sem permissão de acesso ao telefone, depois fui saber que fizeram isso pois o médico que me subestimou e o meu pai que de fato só viveu comigo até meus 5 anos de idade acharam que eu estava em pânico...ou seja....como se eu estivesse só nervoso com a situação... mas a situação era tão absurda e o sofrimento tão intenso que eu fiquei 4 dias sem conseguir dormir...de fato... e tão óbvia que na segunda sessão de hemodiálise o médico da clínica viu que eu estava desidratado e parou de tirar peso e me deu 200ml de soro....mas era pouco e depois de uma semana sofrendo, acabei entrando de fato em pânico (o que me torna uma autoridade em dizer que nunca tinha estado em pânico até então {uma quinta feira}). E foi quando minha mãe voltou de viagem me tirou do inferno e me levou para casa...mas só então tive autorização para falar com o médico, (que não atendeu o celular) e que ai sim confirmei o desejo dos ignorantes e estava de fato em pânico como o diagnóstico inicial. Sofri um pouco menos um pouco mais(com erros de anotações e comunicação entre os funcionários da clínica) e depois de dois meses resolvi correr atrás de resolver meus problemas e mal estares por conta própria e pesquisa própria pois todos os meus diagnósticos eram sempre relacionados ao pânico...me tirando qualquer razão sobre o sofrimento que eu passava. Até tinha vergonha de falar com os médicos pois era a maior perda de tempo...era como se eu fosse hipocondriaco.
Depois de estudar os sintomas percebi que tinha tido todos os sintomas de desidratação exceto coma e morte...e descobri também que a orientação do médico de beber o tanto de água que eu urinava era uma falha tremenda...pois eu bebia 800ml e urinava 700, dai eu bebia 700 e urinava 600...e assim por diante...só estudando descobri que além da quantidade de urina deve se tomar mais 600ml de água por dia...e assim eu fui me recuperando, sem a orientação do total de cinco nefrologistas que eu tinha acesso.

Por isso tudo que eu insisto...se ficar mal...mostre que está mal, grite se for preciso, isso vai te poupar muito sofrimento inútil, vão te levar para um hospital, fazer exames e dar um diagnóstico correto e garantido. E apesar da recomendação médica sempre lembre de correr atrás das respostas, pesquisando e etc.., fale sempre com o médico, mas acredite que eles não são nenhum tipo de xamã mas são só universitários que também tiveram que fazer provas e reprovaram e estudaram como em qualquer outro tipo de profissão. E Erram bastante. E se você é alguém tanto controlado como eu que tem total controle da sede e fome cuidado...na minha primeira sema eu perdi um total de 2kg de peso seco só nos erros médicos...pois eles estão acostumados a tratar dos pacientes que bebem e comem a vontade e pensam sempre que você é igual...pois dizem que cada caso é um caso...mas todo caso é protocolo.